Um princípio fundamental amplamente adotado em aplicativos de interface gráfica era deixar muito claro qual ação seria realizada quando o usuário clicasse com o mouse. Se, por exemplo, um usuário abrisse uma janela de diálogo com várias opções para configurar, deveria sempre haver um botão Ok para aceitar as mudanças e um botão Cancelar para rejeitá-las.
Os botões Ok e Cancelar desempenhavam papéis importantes. Um usuário podia ir até uma janela de Configurações, alterar várias opções e então clicar em Ok, sabendo que suas mudanças seriam aplicadas. Mas muitas vezes, eles faziam algumas mudanças e depois pensavam: “Sabe, não, eu quero as coisas de volta como estavam.” Eles clicariam no botão Cancelar, e tudo voltaria ao estado inicial. Desastre evitado.
Infelizmente, essa maneira muito clara e simples de fazer as coisas se perdeu de alguma forma na transição para a web.
Na web, você frequentemente vê páginas de Configurações sem botões Ok e Cancelar. Em vez disso, espera-se que você clique em um X no canto superior direito para fechar o diálogo, aceitando quaisquer mudanças que você tenha feito.
Mas e se você fizer mudanças e depois decidir que não gostou do que fez? Como você deve resetar e ignorar o que mudou? Você não pode. O ônus recai sobre você, o pobre usuário, para lembrar o que mudou e voltar as configurações ao estado original você mesmo. E às vezes lembrar é difícil.
E nem pense na possibilidade de que fechar a janela pop-up exija que você clique fora da caixa de diálogo, deixando você se perguntando: “Minhas mudanças foram aplicadas ou não?”
Precisamos trazer de volta os botões Ok e Cancelar.
Leia o artigo completo em https://www.infoworld.com/article/3715333/the-decline-of-the-user-interface.html
Deixe um comentário